Artigos Mais Lidos

Cura – Visão Holística

Cura – Visão Holística

Tabu Holístico

Um tabu no meio holístico, muitos dos colegas usam essa palavra acompanhando o objetivo do seu trabalho.

Quando leio essa palavra, na grande maioria das vezes, eu entendo o que o colega está querendo dizer, pois conheço à técnica que o terapeuta está utilizando, porém para a grande maioria das pessoas é uma promessa de uma melhora imediata.

Cura, para nós Terapeutas está ligado a sensibilidade, cuidado, empatia, direcionamento, autoconhecimento e amparo. Esses são nossos conhecimentos, nossa base e nosso guia; as técnicas que utilizamos são um plus, uma especialização.

Vêm do Latim CURARE, que é o ato de cuidar, vigiar, razão pela qual podemos prosseguir com a mesma no sentido de cuidar, direcionar ao entendimento e autoconhecimento.

Querido terapeuta, eu entendo quando você fala cura, curado, curar. Mas não podemos correr risco ou até sermos ingênuos de imaginar que as demais pessoas vão entender que você não está oferecendo uma solução imediata para as mazelas.

Como terapeutas, não oferecemos cura, mas sim um caminho para o autoconhecimento. Entendemos e conhecemos como atingir diversos aspectos do nosso consultante, seja com a utilização de pêndulo, cristal, ervas, florais, óleos; enfim não importa a técnica, nossa base é a psicoterapia, ou seja entender como os aspectos mentais da pessoa se conectam com seu estado físico.

Muitos desinformados ficam rotulando a terapia holística como medicina alternativa, terapias complementares e afins; mas não somos nada disso, somos orgulhosamente Terapeutas Holísticos:

“Terapeuta Holístico atua como um catalisador da tendência natural ao auto-equilíbrio do cliente, facilitando-a por meio de técnicas naturalistas, podendo, inclusive, fazer uso de instrumentos e equipamentos não agressivos, além de produtos cuja comercialização seja livre, bem como orientar seus clientes através de aconselhamento profissional. O trabalho é realizado sempre sob o paradigma holístico, ou seja, o cliente é abordado sob todos os seus aspectos e, nesta área, não é comum a existência de ?especialistas?, pois o correto é que o Terapeuta Holístico faça uso da somatória das mais diversas técnicas, pois cada caso é considerado único e devemos ter à disposição os mais variados métodos, para poder-se optar por aqueles com os quais o cliente tenha afinidade.” – CRT Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística  – Henrique Vieira Filho.

Muitos terapeutas, que ao invés de enxergar o todo, realizam atos “mágicos”. Ofertando aos desinformados, ou carentes de uma imediatismo, um caminho que soluciona todos os aspectos negativos, sejam eles físicos ou mentais, da pessoa e automaticamente o cliente passa a não ter mais aquela doença ou problema.

Pode ser óleo milagroso ou uma erva cura tudo, não podemos mais cair nesses golpes, que mais são má-fé de quem os vende e de quem os procura. Tenhamos mais cuidado com esse tipo de “milagre-cura”, é frustrante ver tantas pessoas em busca desse tipo de de-serviço e tantos outros vendendo.

Vivemos numa era, onde as pessoas se questionam mais, se sentem perdidas e desoladas, sem amparo. Tornando-se incapazes de lidar com as mais diversas rotinas cotidianas, sofrem com suas emoções, não as conhecem, não sabem como agir e vão se perdendo.

“É ilusório imaginar que o homem possa dominar e controlar a natureza, se ele não foi ainda capaz de controlar e enxergar a sua própria natureza.” Carl Gustav Jung.

Perante esta citação de Jung, logo penso, somos capazes de ajudar, de guiar, apoiar e amparar, guiando nosso cliente para enxergar sua natureza, sua sombra, todos os que caminham nessa busca de equilíbrio, devem estar preparados para aflições, decepções e encontros com emoções e sentimentos nunca antes experimentados. Aperfeiçoamento e crescimento requerem uma mente sincera, aberta, acerca dos aspectos que deseja mudar.

Entendemos que não importa a técnica empregada em nossa consultório, se não ouvirmos, entendermos e ajudarmos nosso cliente a descobrir sua natureza, nenhuma terapia estará completa.

Afinal, nosso dever como Terapeutas é acolher, cuidar, utilizar nossas técnicas de trabalho e dar ferramentas para nossos clientes seguirem nessa jornada do autoconhecimento.

Fabiana Vieira

Terapeuta Holística

CRT 48739

Abril/2019

Sobre a Autora:

 

Fabiana Vieira 

 https://orcid.org/0000-0002-3568-8664

Formada em Secretariado, chegando aos 20 anos de uma sólida carreira no mundo corporativo.

Tendo coordenado mais de vinte eventos artísticos, entre exposições e vernissages para a Galeria HVF Artes, em diversos países, Fabiana Vieira soma uma sólida experiência a qual coloca à disposição dos demais artistas via Sociedade Das Artes, organização da qual é sócia.

Na Terapia Holística, atua com Reiki, Fitoterapia, Psicoterapia, Aromaterapia e Sagrado Feminino, temas sobre os quais é articulista convidada da Revista da Terapia Holística, além de organizar congressos, palestras, cursos e workshops, inclusive o consagrado Holística, que é o congresso anual do CRT.

contato@fabianamvieira.com.br